Fibra Siliconada – Nosso Produto

Nossa Fibra Siliconada

Nossa Fibra Siliconada

Uma necessidade comum para quem trabalha com tecidos é o material para enchimento. O material que vem ganhando a preferência atualmente por seus atributos é a fibra sintética, ou fibra siliconada, como é mais conhecida.

Recentemente, em um trabalho envolvendo algumas centenas de bonecos de pano com o nosso parceiro CRiações em Família, tivemos que buscar uma fibra de alta qualidade, que tivesse um bom rendimento, desse uma boa textura aos bonecos (que precisariam ser pintados com caneta para tecido) e que fosse fácil de ser trabalhada, já que o enchimento seria feito de forma manual.

Começadas as buscas no comércio de Porto Alegre, logo vimos a pouca informação que os vendedores possuem acerca das fibras que vendem. A qualidade ou tipo de fibra é muito variável de fornecedor para fornecedor e varia até mesmo no mesmo fornecedor, dependendo da data da compra. O pior foi verificarmos que esta falta de conhecimento do produto estende-se também ao atacado e a seus representantes.

Resolvemos então pesquisar melhor as características das diversas fibras do mercado para especificarmos exatamente aquilo que queríamos e conhecer melhor como funciona o mercado de fibras siliconadas no Brasil. Assim, gostaríamos de registrar e compartilhar com os leitores deste blog as informações que aprendemos.

O Mercado Brasileiro de Fibras Siliconadas

Existem no mercado brasileiro e internacional fibras com diferentes preços e características para diversas aplicações. As fibras siliconadas no Brasil são importadas quase que exclusivamente da China, por importadores independentes ou distribuidores, em contêineres contendo fardos fechados. Esses fardos, de cerca de 250 a 300 kg, são compactados com prensa hidráulica na fábrica para o transporte e têm cerca de 1 metro cúbico de volume. Nesse estado, a fibra é conhecida como “fibra fechada” e não pode ser utilizada diretamente nas aplicações que conhecemos.

Para “abrir” a fibra é necessário alimentar a fibra compactada em uma máquina de abrir fibras que efetua o processo de cardagem e expansão da fibra retirada desses fardos. É essa fibra, chamada de “fibra aberta” ou “fibra expandida”, que encontramos no varejo, embalada em sacos plásticos de diversos tamanhos. Grandes indústrias de almofadas, estofados e brinquedos de pelúcia já possuem acoplados a essa máquina bicos de enchimento que preenchem diretamente o produto final.

Algumas indústrias também enchem sacos plásticos com a fibra expandida, e é esse material que encontramos nas lojas de armarinhos e de material de artesanato.

Fibra Siliconada – Esta Desconhecida

As fibras vêm evoluindo ao longo do tempo, mas atualmente as fibras siliconadas se diferenciam pelas seguintes características:

  • Fibras ocas ou sólidas. Variando em custo, a fibra oca tem caráter antialérgico, com capacidade de circulação de ar no seu interior, permitindo que a fibra seja mais arejada e evitando a formação de ácaros e mau cheiro. É um requisito fundamental para produtos em que a higiene seja importante, como caminhas para cães e gatos ou brinquedos infantis que podem ser levados à boca.
  • Fibras siliconadas ou secas. Embora todas as fibras sintéticas sejam conhecidas como “siliconadas”, na verdade nem todas o são. A fibra siliconada se caracteriza por receber um banho de fluido de silicone com o objetivo de diminuir a viscosidade do enchimento. Com menor viscosidade, a fibra “flui” melhor quando pressionada e se distribui de maneira mais homogênea. A fibra com essa característica também tem um toque mais suave e acetinado, o que é bom para quem trabalha com enchimento manual, e, pela sua melhor fluidez, facilita o enchimento de figuras com pontas e cantos, o que é difícil de fazer com a fibra mais seca.
  • Fibras conjugadas ou lisas. As fibras conjugadas apresentam uma estrutura em espiral quando vistas com lente de aumento ou microscópio. A forma espiral das fibras provoca uma efeito de mola, que aumenta a sua resiliência, isto é, a capacidade da fibra de retornar ao seu volume original depois de pressionada. As fibras conjugadas são indicadas quando queremos um produto que resista mais tempo à compressão permanente, ao contrário daquela almofada que “murcha” depois de pouco tempo de uso.
    Abaixo um vídeo demonstrando a expansão rápida da fibra conjugada, mesmo depois de comprimida dentro da embalagem de transporte:
  • Material da Fibra. As fibras sintéticas de enchimento são (ou deveriam ser) compostas 100% de poliéster. Pelo fato de o poliéster ser um material reciclável, os enchimentos podem ser fabricados com fibra nova (virgem), totalmente reciclada ou uma mistura de fibras novas e recicladas (semi-virgem). O material reciclado exige um processamento complexo para evitar impurezas e contaminações com outros materiais e perder as suas características originais. Devido a essa dificuldade, é normal a fibra reciclada apresentar características físicas diferenciadas da fibra virgem, e, por este motivo, as fibras recicladas e semi-virgens têm um preço menor.
  • Tamanho e peso da fibra. As fibras de poliéster do mercado normalmente são cortadas em tamanhos de 32mm ou 64mm. Além disso, a sua densidade é definida pelo peso de 9000 metros contínuos da fibra. Então uma fibra 7 x 32, por exemplo, é cortada em fibras com o comprimento de 32mm, e um fio contínuo de 9000m desta fibra pesa 7g.

Fibra Siliconada – A Nossa Escolha

Com base no fato de que precisávamos, para nosso trabalho, de fibras virgens, siliconadas, ocas e conjugadas 7×64, a única opção confiável que encontramos foi adquirindo diretamente da fábrica. O problema de adquirir a fibra na fábrica, como todos sabemos, são os volumes e valores mínimos de compra que, para o pequeno artesão, são grandes demais. Mas,  resolvemos adquiri-la mesmo assim, e agora estamos revendendo este produto com especificação e qualidade conhecida aos nossos clientes.

19 ideias sobre “Fibra Siliconada – Nosso Produto

  1. ola gostaria de saber quanto custa o kilo da fibra ciliconada e onde fica localizado a empresa.? voces trabalha com a fibra fechada quanto custa o kilo?

  2. Olá caros !
    Encontrei vocês pela web por um motivo muito singelo. Estou tentando reformar uma cadeira que tenho. Não é uma cadeira comum, e que têm um estofado com enchimento de manta acrílica que corre pelos braços. Enfim. Não quero me desfazer da cadeira e estou tendo muita dificuldade em fazer uma nova capa com o devido enchimento. Vocês estão onde ? Eu estou em são Paulo. Além da venda da fibra, vocês fazem trabalho de tapeçaria ? Aguardo resposta. Boa semana !

    Deborah

    • Debora, estamnos em Porto Alegre e infelizmente não trabalhamos com estofados. A fibra que vendemos é enchimento. A fibra em manta, usada em estofados, apesar de ser o mesmo material, é manufaturado de maneira diferente e possui outras propriedades.

  3. olá! gostaria de comprar a fibra diretamente com vcs é possível? ou vcs só vendem pelo mercado livre? existe a possibilidade de sair mais em conta comprando essa fibra com cnpj? obrigada!

    • Luiza, de onde você é? O grande problema da fibra é o preço da logística, devido ao seu volume. O preço do frete pode superar facilmente o preço do produto, dependendo da modalidade de entrega. O melhor preço de envio que temos é através do próprio Mercado Livre, por isso a preferência por este canal de vendas.

  4. Boa tarde, sou fabricante de caminhas para pet e estou procurando fornecedores de fibra virgem siliconada. Como faço para obter uma cotação?
    Vi o link do Mercado Livre, mas a quantidade que preciso é bem mais significativa.
    Obrigado,

    • Caro Roney, como explicamos no post, nosso principal objetivo é disponibilizar o produto a artesãos e clientes que normalmente não tenham acesso a compra de volumes em maior quantidade. E temos usado o Mercado Livre como canal de venda por ter um sistema de frete que viabiliza essa operação.

  5. Boa noite,

    Trabalho numa empresa que está fazendo uns pilotos de produto para aprovação de outra empresa, então a princípio preciso de pouca qtde. Mas, caso o produto seja aprovado, precisarei de uma qtde grande de fibra siliconada.
    Gostaria de saber o valor do kilo e acima de qual qtde vcs dão desconto no atacado.
    Tb quero saber prazo de entrega, se vcs entregam (se sim qual o custo) e prazo de entrega.
    Estou em SP.
    Grata

    • O problema da fibra siliconada aberta é o seu volume, o que praticamente inviabiliza o fornecimento em quantidade se a distância for grande. O frete facilmente ultrapassa o valor do próprio produto.
      Temos utilizado o Mercado Livre como canal de venda por possuir um sistema de fretes viável para pequenas quantidades. No momento, estamos limitados a um máximo de 12kg por pedido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

65.617 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress